Ter plantas e flores em casa é ótimo para trazer aconchego e cor ao nosso lar. Porém, com as casas e apartamentos cada vez menores, muitas vezes é preciso ser criativo e buscar soluções alternativas na decoração. Hoje trago algumas ideias e dicas de como criar um jardim vertical em casa ou apartamento.

jardim vertical em casa

jardim vertical em casa

O jardim vertical, como o nome indica, é um jardim fixado no sentido vertical em paredes ou suspenso por suportes instalados verticalmente. Dessa forma, criam espécies de painéis verdes com plantas, sem que haja a percepção de uma unidade entre elas.

jardim vertical em casa

 

jardim vertical em casa

Ele pode ser instalado na parte interna ou externa, mas é preciso saber escolher bem as espécies de plantas para esse tipo de jardim. Deve ser um local que receba iluminação, mesmo que indireta, e as espécies devem ser escolhidas de acordo com o local. Ou seja, se o jardim for exposto ao sol, deve-se optar por espécies que são cultivadas a sol pleno, enquanto que na área interna as espécies escolhidas devem ser de sombra.

 

 

jardim vertical em casa

jardim vertical em casa

Com relação ao tipo de plantas, é possível cultivar praticamente qualquer espécie de plantas e até árvores em jardins verticais, desde que as raízes tenham espaço para se desenvolver no suporte utilizado. Além de plantas, é muito comum o uso de jardins verticais para ter uma horta em casa, com espécies como manjericão, hortelã, orégano, alecrim, pimenta, tomilho, sálvia, coentro, salsinha etc.

jardim vertical em casa

O que vocês acham? Ja fizeram ou têm vontade de fazer um jardim vertical?

16 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here