O planejamento do casamento normalmente é demorado e envolve diversas etapas. Embora seja uma fase muito gostosa, que dá aquele friozinho na barriga, também gera muitas dúvidas e preocupações. Uma delas é com quanta antecedência entregar os convites de casamento.

Pela etiqueta, o ideal é que os convidados que morem no mesmo local dos noivos / da festa recebam o convite com pelo menos 30 dias de antecedência. Já no caso dos convidados que moram em outras cidades / países, o ideal é que recebam com 2 ou 3 meses de antecedência, para terem tempo adequado de se programar.

Porém, é importante lembrar que distribuir os convites de casamento não é uma tarefa rápida. Normalmente eles são entregues em mãos (com exceção desses que vão para longe, é claro), então exige bastante tempo dos noivos. Por isso, calcule mais ou menos quanto tempo levará para entregar todos os convites, para encomendá-los a tempo de distribuir para todos os convidados até esses 30 dias de antecedência (ou mais, se possível).

 

Save the date

Outra prática que tem acontecido muito é o envio do “save the date”, ou seja, um aviso para “reservar a data”. Acho bem legal que os noivos enviem esse aviso, pois assim os convidados podem se programar e evitar imprevistos (não marcando uma viagem para a mesma data, por exemplo).

Nesse caso, o envio do “save the date” com 6 meses de antecedência é o ideal. Pode ser algo simples, por e-mail mesmo. Ou quem sabe não dá para aproveitar uma festa ou confraternização para entregar aos parentes e amigos mais próximos? Também é válido e facilita bastante!

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here