O couro, seja natural ou sintético, é um material que nunca sai de moda e que tem diversas aplicações. Mas para que essas peças tão especiais estejam sempre bonitas e como novas, é preciso ter alguns cuidados especiais. Por isso nesse post trouxe algumas dicas de como limpar e conservar as roupas de couro.

Como limpar e conservar as roupas de couro

 

Como limpar

A melhor forma de limpar as peças de couro é comum pano úmido limpo, bem torcido e sem produtos químicos. Não se deve utilizar água corrente, sabão, detergente, álcool etc. Apesar de serem menos sensíveis que o couro natural, as peças sintéticas são também devem ter os mesmos procedimentos de limpeza.

Em casos de mofo, limpe com um pano levemente úmido e deixe a peça sob o sol ameno com um tecido de algodão por cima durante alguns minutos.

Caso tome chuva com a peça de couro, tire o excesso de água com um pano limpo e deixe secar naturalmente em um ambiente arejado, sem uso de secadora ou aquecedor.

 

Como guardar

As peças de couro devem ser mantidas em local arejado e fresco, penduradas em cabides (no caso das jaquetas), preferencialmente protegidas por uma capa de TNT e com espaçamento para ventilação. As capas de TNT são ideais para acondicionar as peças de couro por permitirem a troca de ar e evitar a formação de mofo.

Não deixe o couro em contato com peças claras no guarda-roupa, pois ele pode manchar outros itens.

A cada seis meses, tire as peças do armário e deixe que ventilem em local seco e sem luz por um dia.

 

Hidratação

Para evitar rachaduras e ressecamento, após a higienização e com a peça seca, hidrate-a com hidratante específico para couro, vendido em lojas especializadas. Passe o produto em toda a peça para hidratar bem o couro, deixando-o macio e protegido.

Caso não encontre esse hidratante, pode ser utilizado um hidratante corporal, porém nesse caso, dê preferência a u que seja branco e sem essência forte.

 

 

Ferro de passar

Alisar as peças de couro com ferro de passar deve ser evitado. Caso tenha vincos fortes e precise mesmo passar, deixe o ferro em temperatura média de 70ºC e passe com uma toalha por cima, sem encostar o ferro diretamente no couro. Também não use a função vapor.

No caso das peças sintéticas, não passe nem mesmo com tecido por cima, pois elas podem derreter mesmo protegidas por serem feitas de polímeros.

 

Espero que tenham gostado dessas dicas de como limpar e conservar as roupas de couro. Vocês também são fãs desse tipo de peças? Já costumam conservar dessa forma?

14 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here