Uma coisa que acho que acontece com frequência com muita gente é ficar pensando em tudo que tem para fazer, mas acabar não fazendo de fato. E o pior: parece que quanto maior a quantidade de coisas a serem feitas, maior a preocupação e menor o rendimento. Quem já teve essa sensação? Para ajudar nisso, resolvi fazer um post com dicas para organizar o dia e render mais.

São algumas dicas que eu mesma comecei a fazer e estão me ajudando bastante, então espero que ajudem vocês também. E o melhor de tudo: são todas bem simples de se fazer!

 

Dicas para organizar o dia e render mais

Faça uma lista com todas as tarefas

Dicas para organizar o dia e render mais - Checklist

O primeiro passo para que o dia renda mais é organização. Se tudo que precisa ser feito está listado e organizado, pode-se parar de se preocupar com as pendências e fazê-las de fato. Por isso, comece o dia listando tudo o que precisa fazer. Para isso, algumas pessoas preferem o bom e velho papel, outras preferem um aplicativo de celular. Seja qual for a sua opção, essa dica é fundamental.

Uma outra coisa que faço enquanto monto a lista e ajuda muito é já estimar quanto tempo levo em cada uma das atividades. Pois com essa estimativa é possível saber se essa lista de atividades é viável para um dia de trabalho, ou se é necessário tirar coisas menos importantes e deixá-las para o dia seguinte. Afinal, a lista precisa ser realista, nosso dia tem 24h.

 

Organize a lista por ordem de prioridades

Com a lista de atividades feita, ajuda ainda mais organizá-la por ordem de prioridades. Dessa forma, garante-se que as tarefas mais importantes sejam feitas primeiro e, caso haja algum imprevisto e não seja possível finalizar a lista toda, as atividades que ficarão de fora serão as menos importantes da lista.

 

Livre-se das distrações

Dicas para organizar o dia e render mais - Ambiente de trabalho

Acho que uma das coisas que mais ajudam na procrastinação são as diversas distrações que podemos encontrar. Redes sociais, WhatsApp, televisão e coisas do tipo podem atrasar – e muito – na realização das atividades diárias. Por isso, enquanto é importante se livrar dessas distrações durante a realização das atividades em si. Deixe elas para os períodos de pausa. Certamente assim o dia será muito mais produtivo!

 

Faça uma tarefa por vez

Quando se tenta fazer várias tarefas ao mesmo tempo,  é comum acontecer de todas ficarem incompletas, e passa a sensação de que nada foi feito. E o pior: perde-se um grande tempo desligando a mente de uma atividade e indo para a outra. Por isso, evite fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Finalize a primeira, risque-a da lista, para depois seguir para a segunda.

 

Faça pausa entre as tarefas

Um erro que algumas pessoas cometem é achar que por ter muitas coisas para fazer, não deve fazer pausas. Isso porque normalmente, esfriar um pouco a cabeça e desligar a mente das atividades pode ajudar a render muito mais na sequência. Especialmente quando se faz uma atividade que esgota muito a mente.

Por isso, inclua pequenas pausas entre as atividades. Aproveite e alongue o corpo, caminhe, tome uma água e veja algo que distraia a mente. Claro que essas pausas não devem ser gigantescas, apenas um pequeno descanso antes de continuar com ainda mais foco!

 

Chega de procrastinação

Uma coisa fundamental para que o dia renda é ter foco! E sabemos bem que nem sempre isso é fácil. Vamos adiando, adiando, e quando vemos já virou uma bola de neve. Então chega de procrastinação! Chega de pensar no que precisa ser feito sem fazer de fato.

Muitas vezes, o que causa esse problema é justamente a preocupação pela grande quantidade de coisas a ser feitas, então uma solução é focar em uma coisa por vez. Organize-se (com as dicas anteriores) e com a lista de prioridades feitas, siga com uma por vez.

16 COMENTÁRIOS

  1. OOi adorei a dica, preciso muito organizar meu dia, para conseguir fazer as coisas.
    Adorei.
    Beijos bom final de semana
    bellapagina.blogspot.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here