Atualmente, a tendência é de que os apartamentos sejam cada vez menores. Com isso, vem o desafio: como decorar uma sala pequena? Parece uma missão impossível fazer caber naquele espaço a sala de jantar e a sala de estar de forma confortável. Porém, há alguns truques e dicas de decoração que podem facilitar – e muito – esse processo.

Esse cuidado é essencial principalmente no caso da sala de estar, já que será um dos ambientes mais utilizados da casa. É onde se passa momentos de descanso e em família, por isso o conforto é primordial e deve ser considerado na decoração da sala.

Como decorar uma sala pequena

Seja clean

Aquela famosa frase “menos é mais” é perfeita para esse caso. Quanto menos objetos houver na sala, mais ela parecerá ser maior do que é de fato. Por isso, pense naquilo que é essencial. Por exemplo, certamente o sofá e um home ou estante (já pensando nas medidas ideais para o tamanho do ambiente) são peças chaves da sala de estar. Porém, a mesa de centro, poltrona e outros objetos de decoração devem ser incluídos apenas se o espaço os comportar de forma confortável e equilibrada.

Ainda neste conceito de sala clean, dê preferências a móveis e decorações que apresentem simplicidade e linhas retas. Esse estilo minimalista dará a impressão de um ambiente mais limpo e espaçoso.

As cores escolhidas também farão muita diferença nessa hora. Cores claras e iluminadas passam maior impressão de amplitude. O próprio branco, ou offwhite, cinza claro, tons nudes podem ser boas opções. Se fizer questão de uma cor diferente e mais forte, opte por colocá-la em apenas uma das paredes. Ou, melhor ainda: deixe as cores para os objetos de decoração. A iluminação em si também é uma grande aliada para isso, já que ambientes escuros tendem a parecer menores.

Como decorar uma sala pequena

Como decorar uma sala pequena

Como decorar uma sala pequena

 

 

Móveis proporcionais ao tamanho do ambiente

É certo que um sofá grande e confortável é um desejo de consumo de quase todos. Porém, na hora de escolher esse e qualquer outro móvel da sala, é muito importante pensar em tamanhos que sejam proporcionais ao tamanho do ambiente todo. Mesmo que você consiga encaixar um sofá gigante em uma sala bem pequena, a aparência final pode não ser agradável e passar a impressão de que o cômodo “encolheu”.

O ideal é medir cuidadosamente o ambiente e verificar o tamanho ideal para que a circulação de pessoas não seja prejudicada. Afinal, a sala é um cômodo em que passamos toda hora, e também o ambiente da casa em que recebemos as visitas. É importante deixar pelo menos 60 cm de espaço para passagem e circulação segura.

Essa mesma dica vale para a sala de jantar. Não adianta querer colocar uma mesa com 6 ou 8 lugares se não haverá espaço suficiente para que essa quantidade de pessoas sente nela confortavelmente. Para famílias pequenas, mas que gostam de receber visitas, uma boa alternativa são aquelas mesas que abrem. Os lugares adicionais podem ser feitos com banquinhos ou pufes. Lembre-se que o mais importante é o conforto diário da casa, e não esses eventos ocasionais.

Como decorar uma sala pequena

Como decorar uma sala pequena

Como decorar uma sala pequena

Use espelhos

Um dos principais truques para fazer uma sala pequena parecer maior e mais iluminada é usar espelhos. Porém, para que o ambiente tenha harmonia e o espelho deixe a decoração mais bonita, leve em consideração a imagem imagem que será refletida para que seja agradável.

Além da função de amplitude e luz, os espelhos são ótimos acessórios para deixar a decoração bonita e sofisticada. O legal é que há opções variadas de tamanhos e estilos, para agradar a todos os gostos.

A forma mais tradicional de usar o espelho na sala é próximo à mesa de jantar. Nesse caso, o mais comum é um modelo que cubra a parede por inteiro e que reflita os móveis, dando impressão de alongar o espaço.

Como decorar uma sala pequena

 

Como decorar uma sala pequena

Vale destacar que em uma decoração não existe uma regra fixa e inflexível. Afinal, é importante que a casa reflita a personalidade de quem irá morar ali. Gosto é uma coisa muito subjetiva, assim como o que é considerado confortável pode ser diferente para uma pessoa do que é para outra. Então, independente de qualquer dica, o mais importante é que esse ambiente consiga cumprir esse objetivo e trazer conforto para as pessoas que irão utilizá-la.

Como decorar uma sala pequena

Como decorar uma sala pequena

23 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here