Que toda mulher se preocupa com os cabelos não é novidade. Estamos sempre buscando produtos para deixá-los mais bonitos e com vida. Afinal, o cabelo é a moldura do nosso rosto, certo? Então quando os fios começam a cair, a preocupação é sempre dobrada. Por isso hoje resolvi trazer esse tema aqui para o blog, para falar sobre as possíveis causas da queda de cabelo.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que perder uma certa quantidade de cabelos diariamente é algo natural e faz parte do ciclo dos fios. Portanto, se essa queda de cabelos for pequena e sempre da mesma forma, não precisa se preocupar. Uma forma também de identificar se a queda foi natural ou se é algum problema é verificar se o branquinho na ponta do fio cair junto. Se cair junto, significa que o ciclo do cabelo não estava completo.
Ao começar notar um aumento na queda de cabelo, ou que novos fios não estão nascendo (ou nascendo frágeis demais), é preciso ficar atenta!
Queda de cabelo: o que pode ser?
Causas médicas: problemas hormonais e doenças podem ser causas comuns da queda de cabelo. Por exemplo: problemas na tireoide (órgão endócrino que regula os níveis de hormônio no organismo), alopecia (quando o sistema imune ataca os folículos capilares e causa a queda de vários tufos de cabelo ao mesmo tempo), infecções no escopo cabeludo (a exemplo de micoses) e outras doenças da pele (como lúpus e líquen plano). Além disso, estresse e ansiedade também podem ocasionar a perda dos fios.
Uso de medicamentos: alguns remédios também podem apresentar esse efeito colateral. Alguns exemplos são os medicamentos usados em quimioterapias e remédios para artrite, depressão, problemas cardíacos e pressão alta.
Química em excesso: o excesso de procedimentos químicos nos cabelos pode também ser a causa da queda. Especialmente se os cabelos não estiverem fortes o suficiente para receber esses tratamentos. Antes da química, o ideal é preparar o cabelo para ela. E após a química vale a mesma indicação, pois os cabelos precisarão de cuidados. Atente-se, ainda, aos prazos necessários entre um procedimento e outro.
Oleosidade: sim, além de ser um inconveniente no dia a dia, a oleosidade também pode aumentar a queda de cabelo. Isso porque a oleosidade excessiva facilita a proliferação de fungos, causa coceira, descamação do couro cabeludo, o que prejudica os cabelos e faz cair. Mas nesse caso é bem fácil de cuidar: mantenha os cabelos limpos e use produtos específicos para cabelos oleosos.
Calvície genética: apesar de atingir mais homens, acontece também com mulheres. Nesse caso, é um problema hereditário e é mais difícil de tratar. Mas é possível fazer tratamentos para amenizar e desacelerar a queda.
O que fazer?
Ao perceber a queda excessiva de cabelos, o recomendado é procurar um médico para avaliar se é um problema de saúde mais grave. Como essa perda de fios pode ter diversas causas, o tratamento consequentemente varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico.
Além disso, não é adequado se automedicar. Somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para cada caso, assim como a dosagem e a duração do tratamento.
Hoje em dia há diversos tratamentos que ajudam também a estimular o nascimento de novos fios. Porém, antes de iniciar esses tratamentos, é fundamental ter tratado a causa para a queda.
Meu cabelo cai, mas também não é nada de outro mundo. Acredito que caia por conta da oleosidade, mas o crescimento dele é ótimo, então não me preocupo tanto.
Beijos!
Nossa tive muita queda de cabelo por causa de química em excesso e principalmente por causa de estresse hoje diminui muito, principalmente depois que parei de usar química. Amei seu post muito esclarecedor.
Beijos
La Rosa Blanca
Mari, esse tema é ótimo!
Minha irmã e minha mãe sofrem com queda.
Esses tempos meu cabelo tbm estava caindo mais que o normal, acredito que era pela oleosidade, agora estou cuidando mais nessa questão e parou de cair tanto.
beijinhos
Blog Entre Garotas
Meu cabelo cai MUITO e seu post ajudou bastante.
Vou procurar um dermatologista!
Beijos!
Nem gorda, nem magra
Eu tive super problema com isso, inclusive vou todo mês no dermo para tratar. Além de ser genético que meus cabelos sejam finos e frágeis, eles ainda caem demais quando estou passando por muito estresse. 🙁
Beijos!
Notei que tenho menos cabelo que uns meses atrás, mas acredito que seja por conta da química, além do stress e essas coisas do dia a dia, mas não cai aquele absurdo, aqueles tufos.
Beijinhos ;3
http://www.eraoutravez.com
A minha queda de cabelo é causada por oleosidade e também porque tenho problemas hormonais, mas meu anticoncepcional tem ajudado muito nisso. Gostei do post, bem explicadinho :3
Olá Mari tudo bem???
Tenho muita queda de cabelo, desde sempre, e agora resolvi pesquisar mesmo a causa disso e descobri que tenho tireoidite (mas ainda não é necessário tomar remédio).
Beijinhos;
Débora.
http://derbymotta.blogspot.com.br/
menina, por hora a coisa está controlada, mas ja sofri de mt queda de cabelo por má alimentação
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido