Você sabe identificar qual o seu tipo de pele? Isso é algo muito importante, pois cada tipo exige cuidados específicos, e os produtos que usamos em nosso rosto também precisam ser específicos para nossa pele. Pensando nisso, hoje resolvi trazer algumas informações sobre como identificar os tipos de pele, suas características e os cuidados de cada uma.

Tipos de pele

É comum também que a nossa pele mude de características com o passar do tempo. E fatores ambientais e hormonais têm influência direta sobre isso. Portanto é importante estar sempre de olho nessas características para termos os cuidados adequados.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os principais tipos de pele são: normal, seca, oleosa e mista.

Tipos de pele

Pele normal

Este é o tipo menos comum de pele em adultos. Para se ter ideia de como é, normalmente é o tipo de pele dos bebês. Com oleosidade e elasticidade ideal, a pele normal possui poucos poros, quase invisíveis. É comum apresentar tons rosados e baixa propensão a desenvolver cravos e espinhas.

– Cuidados necessários: Para a limpeza, utilize sabonete neutro ou loção de limpeza e finalize com tonificante suave e sem álcool. O protetor solar deve ser em emulsão ou creme pois não deixam o rosto com a sensação de que está repuxando, e é indicado usar hidratante quinze minutos antes de aplicar o protetor.

 

Pele seca

A pele seca tem poros pouco visíveis e pouca luminosidade. Caracterizada pela falta de viço, a pele seca pode até mesmo apresentar até pequenas fissuras, descamação e vermelhidão, causadas principalmente pela perda excessiva de água. Fatores hormonais e ambientais podem agravar o quadro de ressecamento, por exemplo, ventos, frio, radiação e banhos quentes.

– Cuidados necessários: Dê preferência a leites ou loções de limpeza, pois soluções alcoolicas ou adstringentes podem ser agressivos demais. Na hora da maquiagem, opte por produtos líquidos, cremosos ou com consistência de mousse. O protetor solar deve ser em emulsão ou creme pois não deixam o rosto com a sensação de que está repuxando, e é indicado usar hidratante quinze minutos antes de aplicar o protetor.

 

Pele oleosa

Peles oleosas são mais brilhantes e espessas. Apresenta poros dilatados e, devido a oleosidade excessiva, maior provabilidade de acne, cravos e espinhas. A oleosidade pode aumentar por alterações hormonais, alimentação rica em gordura e excesso de sol.

– Cuidados necessários: Para a limpeza, água e sabonete são os produtos mais indicados, mas loções adstringentes e géis esfoliantes podem ser indicados também. Para se maquiar, opte por produtos oil free (livre de óleo). Protetores solares e hidratantes com consistência em gel ou à base de água são os melhores pois não acumulam nos poros.

 

Pele mista

É o tipo mais comum. É caracterizada por poros dilatados e aparência oleosa na região denominada zona T (testa, nariz e queixo) e de pele mais seca (ou normal) nas bochechas e extremidades. Pode apresentar rugas precocemente e tendência à descamação.

– Cuidados necessários: Para a limpeza, loções desengordurantes são a melhor solução, sendo que apenas a zona T deve receber adstringentes. Protetores solares e hidratantes com consistência em gel ou à base de água são os melhores pois não acumulam nos poros.

 

Veja também: Rotina de cuidados diários com a pele:  como mantê-la saudável e bonita

11 COMENTÁRIOS

  1. Tenho pele seca e sei o desafio que é. Tem a vantagem de não ser oleosa demais, mas eu por exemplo tenho a testa super seca, chega a descamar, porém abaixo dos olhos tenho poros dilatados e cravinhos (essa é a parte mais “oleosa” do meu rosto. Mas cuidando e hidratando com os produtos certo tudo melhora.

    Beijinhos e ótima semana!
    http://barbaradoblog.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here