Hoje continuando com as dicas de cuidados diários com a pele, trouxe um post com a rotina que deve ser realizada diariamente para manter a pele saudável e bonita. É tudo bem simples, e dedicando somente alguns minutinhos do dia você certamente sentirá a diferença.  Para quem ainda não viu o outro post, no qual falo sobre os tipos de pele do rosto e os cuidados específicos de cada um, é só clicar aqui.

cuidados diários com a pele

Cuidados diários com a pele

HIGIENE: Limpe a pele duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Use sabonete específico para o seu tipo de pele, de preferência líquido. Esse procedimento ajudará a controlar a oleosidade e retirar resíduos de maquiagem e sujeira, evitando o entupimento dos poros.

Pessoas com pele oleosa ou mista devem optar por produtos com ingredientes adstringentes, que favorecem a remoção das impurezas. Já para peles secas e normais, prefira sabonetes com pH neutro e maior cremosidade.

TONIFICAÇÃO: na pele do rosto, esse procedimento deve ser feito após a limpeza. O tônico remove possíveis vestígios de demaquilante ou maquiagem, elimina os resíduos acumulados nos poros, limpa em profundidade e ajuda na remoção das células mortas.

PROTEÇÃO SOLAR: Diferentemente do que muita gente faz, esse é um processo que deve ser feito diariamente, e não só para ir à praia ou piscina. A radiação ultravioleta (UV) penetra profundamente na pele e tem efeito cumulativo. Com o tempo, isso pode provocar diversas alterações, como pintas,manchas, rugas e até tumores. Por isso, proteger a pele com protetor solar (FPS 30 ou maior) é fundamental. Em dias de sol intenso, barreiras físicas como chapéus, camisas de mangas compridas e óculos escuros completam a proteção.

HIDRATAÇÃO: Manter a pele hidratada auxilia na manutenção do viço e da beleza. Além disso, é fundamental para prevenir envelhecimento precoce, irritações, infecções, ressecamento e descamação. Uma boa hidratação começa com a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água, e deve ser mantida com uso diário de cremes hidratantes.

cuidados diários com a pele

O creme hidratante forma uma barreira de proteção contra perda de água pela pele, mantendo a elasticidade e o vigor do tecido. No caso do rosto, sempre use o produto de acordo com o seu tipo de pele. E em áreas mais ressecadas, como joelhos, cotovelos e pés,  o ideal é um creme com ureia na fórmula. Essa substância é emoliente e estimula a produção de colágeno, garantindo maciez e evitando ressecamento e fissuras na pele.

ESFOLIAÇÃO: Esse não é um processo para ser feito diariamente, mas sim uma ou duas vezes por semana. A esfoliação ajuda a remover células mortas, promovendo a renovação cutânea.

 

Veja também: Tipos de pele, características e cuidados necessários para cada uma

12 COMENTÁRIOS

  1. Olá Mari,

    Estou sempre cuidando da pele, chega em uma certa idade que temos que cuidar mesmo. Eu sempre vejo pessoas da mesma idade que a minha e que envelheceram uns 10 ou 20 anos à mais que eu e a minha pele continua um pêssego. As vezes, as pessoas não acreditam na idade que eu tenho.. muito bom né? xD

    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here