Unhas amareladasUma coisa que acontece com muitas mulheres é ficar com as unhas amareladas. Isso pode acontecer por motivos diferentes e, inclusive, pode ser um sinal de que algo anda errado com a saúde. Essas manchas amarelas podem se sinônimos de doenças renais, micoses, doenças hepáticas ou até mesmo algum tipo de doença respiratória.

Porém, o mais comum é que isso aconteça após o uso de esmaltes vermelhos ou outras tonalidades escuras. O problema pode ser ainda maior quando o esmalte fica por muito tempo nas unhas, já que ele passa a danificar a queratina e depositar pigmento nas unhas.

Algumas dicas podem ajudar – e muito – a prevenir esse problema:

– Sempre usar base: além de ajudar a uniformizar e aumentar a durabilidade do esmalte, a base também ajuda a proteger as unhas e não deixar o esmalte agredir a queratina.

– Deixar as unhas respirarem: por mais que a gente queira sempre estar com as unhas lindas e as opções de cores sejam praticamente infinitas, é importante deixar as unhas respirarem um pouco entre uma esmaltação e outra.

– Intercalar esmaltes escuros e claros: os esmaltes escuros, especialmente os vermelhos (por possuírem óxido de ferro na composição) tendem a manchar mais as unhas, por isso, após o uso desse tipo de esmalte, tente usar cores mais claras para revezar.

Se o problema for simples, polir as unhas pode ajudar a resolver o problema. Claro que, principalmente quem tem as unhas mais finas e frágeis (meu caso), deve tomar cuidado com esse procedimento. Ele não deve ser feito com muita frequência, no máximo uma vez ao mês. Mas pode ajudar a resolver os amarelados mais simples.

Caso polir não resolva, há outras receitas que podem ajudar: água oxigenada, pasta de dente, bicarbonado de sódio, limão, entre outros. Eu nunca testei essas medidas, então não posso confirmar se surtem resultado de fato ou não. Tenho sentido as minhas levemente amareladas e talvez faça alguma delas para testar. Nesse caso, conto depois para vocês.

De qualquer forma, sei que com os cuidados mencionados acima, em pouco tempo o problema será resolvido, já que a unha cresce rapidamente e vamos lixando com frequência. Por isso, se o problema for persistente, o ideal é procurar um dermatologista para um diagnóstico mais completo.

8 COMENTÁRIOS

  1. Oi! Unhas amareladas são o pesadelo de quem “não sabe” ficar sem esmalte! Um intervalo entre uma esmaltação e outra ajuda também a desamarelar. Eu também deixo uns 5 minutinhos no molho em uma mistura de água oxigenada e água morna (1 parte de água oxigenada comum para 5 partes de água morna) – Ajuda muito também! Obrigada pela visita! Seja sempre Bem Vinda!

    Myriam Cedro
    http://www.coisasdemenininha.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here