Benefícios da corrida
Corrida atualmente é algo que está bem em alta, acho que nunca vi tanta gente aderindo à modalidade, parece que cada dia tem mais pessoas correndo em parques e até mesmo nas ruas.

Aqui em casa eu e o Thi também adquirimos esse hábito. Foi uma coisa meio não planejada, estávamos fazendo academia e começamos a dar pequenas corridas na esteira mesmo. Aos poucos percebemos que esses momentos das corridinhas eram os nossos preferidos da academia. Foi aí que decidimos abandonar a academia e começar a correr na rua e no parque, que é muito mais agradável. Claro que de uma forma despretensiosa, não nos tornamos maratonistas nem nada do tipo (quem sabe um dia), mas gostamos muito e sentimos que tem tem feito muito bem pra gente.

Para quem ainda nunca tentou,  eu recomendo muito, é ótimo pro bem estar da mente e do corpo. Andei pesquisando sobre isso e resolvi compartilhar aqui alguns dos benefícios da corrida:

– Emagrece: coloquei esse em primeiro lugar porque acho que é o principal motivador de muita gente que opta por esse exercício. E é muito verdadeiro, é um exercício que ajuda a queimar calorias, reduzir a flacidez e melhorar a tonificação muscular. Claro que pode variar de organismo para organismo, de acordo com o peso e tudo mais, mas, em média, correr 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima promove um gasto de aproximadamente 600 kcal. Para melhorar ainda mais, os gastos energéticos podem continuar por até duas horas depois da corrida. Ótimo né?

– Melhora a disposição e o humor: para mim esse é o melhor benefício de todos. Correr aumenta os níveis de dopamina (neurotransmissor que dá a sensação de prazer), de serotonina e de endorfina, provocando bem-estar e autoestima, além de reduzir stress e ansiedade. É incrível como é possível sentir muita diferença no nosso dia a dia. E por isso eu também acho que o melhor horário para correr é de manhã, assim começamos o dia já com ânimo total.

– Acelera o metabolismo: correr estimula a produção dos hormônios T3 e T4 (perfeito pra quem tem hipotireoidismo, como eu). Esses hormônios são os responsáveis por controlar a velocidade do metabolismo.

– Melhora a qualidade do sono: de acordo com a American Sleep Disorders Association, a prática regular de exercícios é uma intervenção não farmacológica para a melhora da qualidade do sono.

– Melhora a saúde / combate de doenças: além de todos os benefícios acima, a corrida ainda ajuda a controlar o nível de colesterol bom (HDL) e diminui o ruim (LDL), aumenta o fluxo de sangue pelo corpo (melhorando o funcionamento dos órgãos), reduz a variação da pressão arterial de repouso, reduz o risco de infarto, melhora a obstrução de vasos sanguíneos e a captação da glicose, melhora a capacidade cardiovascular e pulmonar, e estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose. Está bom ou quer mais?

– E o melhor de tudo: é uma atividade física simples e barata de fazer! Se já tiver um tênis e uma roupa confortável, é só criar coragem e começar. Claro, sempre respeitando seus limites também.

O que acham? É mesmo um exercício e tanto, não é? E é super gostoso também para espairecer. Vale muito a pena!

12 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Mari.
    Excelente postagem.
    Eu também corro, de vez em quando, rs. Tento manter uma rotina de corridas, mas muitas vezes a rotina corrida do dia-a-dia me deixa sem tempo para praticar atividades.
    Em mim, os benefícios que pude observar é a melhoria na minha disposição e humo e melhora meu sono.
    Abraços.

    Minhas Impressões

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