Ainda não mostrei por aqui as fotos de como está nosso apartamento, farei isso em breve, mas já dá para adiantar: está “cru”. Para não dizer que não fizemos nada desde que recebemos as chaves, fizemos uma pequena reforma na cozinha, para levar os canos de água quente até as torneiras da pia (o que, diga-se de passagem, a construtora já poderia ter feito, mas não fez) e fizemos o fechamento da sacada, somente porque ganhamos. Mas como temos buscado muita inspiração para decorá-lo, hoje vou falar sobre as cores na decoração.

Então as ideias, dúvidas e especulações sobre o que fazer são muitas (e, acreditem, cada dia que conversamos sobre o assunto mudamos alguma coisa). A verdade é que está tudo beeeem indefinido. Uma das dúvidas é em relação às cores que iremos utilizar. Pensando nisso, resolvi fazer uma pequena pesquisa sobre algumas opções e os significados de cada uma.

cores na decoração - Branco Branco: Cor neutra, que representa pureza. Tem as vantagens de ampliar espaços e combinar com qualquer ambiente e decoração.

Decoração em tons devermelho

Vermelho: Demonstra energia, paixão e intensidade. Por estimular o apetite, é uma boa ideia para sala de jantar, por exemplo. No entanto, quando em excesso, torna-se um tom agressivo. Eu, particularmente, gosto muito do vermelho, se usado com bom gosto, como nas fotos.

Decoração em tons laranja

Laranja: Traz calor, equilíbrio e confiança. É uma cor ótima para comunicação. Na minha opinião, é uma das cores mais versáteis, pois cai bem tanto numa sala, quanto na cozinha, banheiro ou quarto, de acordo com os tons.

Decoração com a cor roxo

Roxo: Desperta a criatividade, o intelecto e também o misticismo. Em tons mais claros, também simboliza a calma. Estou numa fase meio roxa, então posso ser um pouco tendenciosa aqui. Acho que cai muito bem para a sala, escritório ou quarto.

Decoração em azul

Azul: Traz tranquilidade e equilíbrio emocional, apesar de ser uma cor “fria”. Transmite calma e favorece o raciocínio e a intuição. Penso em utilizar em um escritório, caso tenha um.

Decoração em verde

Verde: Cor da paz e esperança, além de remeter à natureza. Para ser sincera, nunca gostei muito de verde, mas recentemente passei a “enxergar esta cor com outros olhos”. Penso seriamente em utilizá-la para o quarto, em algum tom parecido com o da foto.

Decoração em amarelo

Amarelo: Transmite alegria e prosperidade. Por ser uma cor quente, traz a sensação de aconchego e secura.

Decoração em preto

Preto: Remete à sofisticação e também combina com tudo. Deve ser usado com moderação, pois diminui os ambientes. Acho que eu não utilizaria preto em uma parede, por exemplo. No entanto, ficaria um charme na decoração de uma sala, com um sofá ou móveis nesta cor. Além disso, pretendo, na cozinha, colocar móveis preto e brancos (de preferência com muitos pinguins na decoração).

Nós pretendemos pintar nós mesmos o apartamento. Além de ser divertido, como ele é pequeno e está vazio, sem piso e sem móveis, acho que será fácil. Eu gosto de ambientes coloridos (claro, sem exageros), então certamente não teremos muitas paredes branquinhas.

Então (relativamente) em breve começaremos os testes para definir as cores. Uma dica bem legal é comprar aquelas latas pequenininhas que servem justamente para isso. Elas são baratas (a última vez que chequei, custavam R$5) e podem evitar o gasto (e trabalho) muito maior, de fazer tudo e se arrepender depois.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here